Museu de Artes Contemporâneas – MAC

Case da Obra

O Museu de Artes Contemporâneas da Universidade de São Paulo – MAC-USP, ganhou uma nova sede, o famoso edifício projetado por Oscar Niemeyer, que por anos sediou o Detran-SP, no Ibirapuera.

Piso Museu de Artes Contemporâneas - MAC com Fibra de Polipropileno FF54 PRO

Para receber o museu, o espaço passou por uma grande reforma que durou aproximadamente 2 anos e custou 76 milhões. Criado em 1963, o MAC-USP é um dos mais importantes museus de arte moderna e contemporânea da América Latina, com acervo de cerca de 10 mil obras de artistas consagrados como Picasso, Miró, Kandinsky, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Volpi, entre outros. A nova sede é uma nova opção de vivência artística, formação, informação, lazer e está inserida no circuito cultural de São Paulo.

Por se tratar de uma obra de grande visibilidade e enorme interesse para o estado de São Paulo, o projeto foi tratado com extremo cuidado, visando minimizar os riscos executivos, além de utilizar produtos de vanguarda para a execução das obras. A Simétrica Engenharia, responsável pela obra, necessitava de um reforço para o concreto dos pisos externos com 8 cm de espessura e capeamentos de lajes de 5 cm, espessuras relativamente baixas que poderiam causar problemas de acabamento e desempenho. A Construquímica, especialista em fibras para reforço de concreto e produtos para pisos industriais, desenvolveu uma solução em conjunto com o executor dos pisos, a ATT Engenharia,

Fibra de Polipropileno FF54 PRO
Museu de Artes Contemporâneas - MAC com Fibra de Polipropileno FF54 PRO
Piso Museu de Artes Contemporâneas - MAC com Fibra de Polipropileno FF54 PRO
Piso Museu de Artes Contemporâneas - MAC com Fibra de Polipropileno FF54 PRO

Para que a fibra de polipropileno não aflorasse na superfície mesmo com uma espessura de piso de concreto baixa escolheu-se a macrofibra sintética estrutural de melhor desempenho do mercado, a FF54 PRO da Construquímica, na proporção de 2,5Kg /m³ de concreto. Utilizou-se um concreto com FCK 25 Mpa, fornecido pela Concrevit, para execução dos pisos e capeamentos com panos de 8 x 8 m.

 

Segundo Eng° Ademir Teixeira dos Santos, Diretor da ATT Engenharia “A FF54 PRO nunca deu problemas de acabamento, desde que quem esteja executando tenha capacidade técnica, além de ser a única fibra que possui toda documentação regulamentada, necessária para nos trazer segurança”.

 

Dessa forma, mostrou-se que as premissas vitais para a utilização dos produtos Construquímica na obra, além do desempenho da fibra para concreto, foram o suporte técnico pré e pós-venda, a capacidade logística e a segurança de informações e da qualidade dos produtos comercializados.

OUTRAS OBRAS

Sobre nós

Desde o ano de 2000, a Construquímica atua no mercado brasileiro da construção civil, tendo atualmente sua indústria em Paulínia/SP. A Construquímica é uma empresa que produz e comercializa soluções para os mais diversos tipos de aplicações, oferecendo ao mercado nacional uma gama de produtos de especialidades que atende às mais rígidas normas de qualidade e de desempenho.

Antonio Olímpio de Morais, nº 504 - Parque das Indústrias
CEP 13148-370 - Paulínia - São Paulo
+55 (11) 4231-5522 / +55 (19) 3114-9900
Criação de Sites Profissionais – em Campinas, São Paulo - SP